abril 13, 2024 5:09 PM

Search
Close this search box.

Brechós de luxo. Economia de energia para a fabricação, economia de recursos, consumo responsável! Então, fazer compras em brechós vai muito além de economizar, pode ser considerada como uma ação ambiental. Pois é, é isso mesmo! Engana-se quem pensa que produtos de brechós estão em mau estado ou que só são encontradas peças baratas.

Brechos
No mercado de seminovos de luxo se encontra uma variedade de peças. Foto Fora do Closet.

Além de relíquias, muitas pessoas acabam vendendo suas peças para brechós porque enjoam do objeto. Sabe aquela bolsa que você achou linda na vitrine, não se conteve levou para casa e depois de um ano ainda está tentando achar uma roupa ou uma situação que você possa usá-la?

Outra situação muito comum é encontrar peças não usadas porque a pessoa que vendeu para o brechó teve que mudar de cidade ou país e não tinha como levar muita coisa.

“Comprar uma roupa em brechó é muito legal. Nos brechós você encontra tesouros que não estão mais á venda nas lojas tradicionais. Eu já vendi muita coisa para brechós, coisas que nunca usei. São peças que ficavam tomando espaço no meu armário. Desapeguei.” Explica Cris Galotti, moradora da Vila Nova Conceição, consultora de estilo e personal shopper e escreve periodicamente para o Vila Nova Conceição SP.

Segundo o Sebrae, a atividade empresarial relacionada ao serviço de brechós é uma das mais antigas atividades comerciais. Porém, atualmente se tornou uma boa opção de compras. Ainda segundo dados do Sebrae, as compras em brechós possibilitam economia de até 80% em relação as lojas tradicionais.

Há 3 anos e meio, Sandra Raffaelli abriu o brechó Fora do Closet aqui na Vila Nova Conceição. Tudo começou quando ela, que é moradora de Moema e tinha muitas peças pessoais paradas no closet, resolveu desapegar do que não estava sendo usado. 

Brechos
Sapatos seminovos. Foto: Fora do Closet.

“Comecei vendendo minhas peças pessoais. As amigas acharam interessante e começaram a pedir para anunciar no meu Insta, até então, não tinha ponto físico. O crescimento foi tão rápido que tive que buscar alternativas para atender às clientes que queriam comprar e desapegar. Foi quando decidi atender em um local comercial que não fosse aberto ao público e sim com horário marcado. Muitas madames não gostam de se expor. Então preferem atendimento exclusivo e com horário marcado. E atender em local reservado em um prédio comercial foi a melhor opção, pois as madames que compram também não gostam de exposição.” Conta Sandra.

Abre-se um mercado para Sandra que ela planejou para colocar em prática um atendimento diferenciado do que já existia. “A Vila Nova Conceição foi escolhida por estar próxima de vias com fácil acesso. O bairro também tem grande concentração de desapegos e compras, a classe média alta está concentrada em grande parte desta região.”

Populares na Europa e nos Estados Unidos, os brechós, ganham cada vez mais espaço, principalmente no mercado de luxo. Rosana Lago é moradora da Vila Mascote e frequentadora da Vila Nova Conceição, inclusive o filho estuda aqui no bairro, como ela está sempre por aqui, um dos lugares que ela frequenta é o brechó Fora do Closet, onde já comprou bolsas, óculos, relógios e sandálias.

Eu gosto de usar o termo boutique. Eu só compro no Fora do Closet. Eu vejo algumas vantagens. Por exemplo, essas boutiques de luxo seminovas trabalham com produtos de qualidade impecável. Quando os produtos chegam para a Sandra ela filtra tudo com detalhes. Inclusive eu já comprei com ela produtos novos, sem uso, e por metade do preço original!” Exemplifica Rosana.

Brechos
Rosana Lago durante as compras no Fora do Closet. Foto: Arquivo Rosana.

Recentemente, Rosana comprou uma bolsa, mas depois de um tempo não consegui se adaptar. “A bolsa era praticamente nova, usei por dois ou três meses, e comecei a perceber que ela era pesada para o meu dia a dia, então eu conversei com a Sandra, pedi para ela colocar novamente à venda e quando ela vendesse e eu recebesse o dinheiro, escolheria uma nova peça. Em uma semana a bolsa foi revendida. A loja ficou com 30% da venda e o restante que foi devolvido, usei para comprar outra peça. Você vai reciclando!” 

E… como a moda vive se reciclando, o melhor lugar para encontrar objetos originais é realmente o brechó. Em grande maioria, os brechós de luxo atendem uma clientela que busca por produtos de marcas internacionais. “O mercado de luxo seminovos está super aquecido e as clientes que compravam em lojas de shopping estão migrando para este novo formato de vendas. A facilidade de poder comprar peças de alto padrão em ótimo estado e com preço diferenciado, trouxe as pessoas para este seguimento, no qual elas continuam com o mesmo padrão aquisitivo, porém investindo menos e estando sempre na moda.” Finaliza Sandra.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo